Estabecendo como foco o serviço na condução estratégica de um Órgão Policial teremos que aproximar de modelos como Slack e Sink e Tuttlle (1) , ou seja, considerar que a ação de polícia é um serviço e assim caracterizá-lo, ainda, que não há como avaliar este serviço apenas pela eficiência, devendo-se chegar à eficácia e efetividade.
Especificamente no trato do desempenho organizacional, que nada mais é do que o resultado do serviço realizado, devem ser apreciados:
- Indicadores Estratégicos
- Indicadores de Produtividade ( relação recursos e eficiência )
- Indicadores de Efetividade ( impacto do serviço )
- Indicadores de Qualidade
- Indicadores de Capacidade
2. PROPOSTAS
Desde a evidente necessidade de se vivenciar um Plano Estratégico passa-se a apresentar propostas de caráter estrutural e motivacional utilizando-se como parâmetro a efetividade do serviço de polícia.
a. Estabelecer como prioridade na Corporação a medida de efetividade do serviço;
1) Cria um compromisso com o resultado das ações, determinando, por exemplo que projetos tenham espaço específico de duração e efetiva conexão com os propósitos institucionais.
2) Não permite espaço para iniciativas oportunistas descompromissadas com o resultado junto à sociedade;
3) Elimina a simplificação nos métodos gerenciais.
b. Criar um DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO , permitindo a inserção da Corporação na realidade tecnológica contemporânea. Sugerindo-se desde, já, a aplicação de metodologia CommonKads para a indicação das melhores opções do sistema de conhecimento pretendido.
c. Reformulação dos Conteúdos dos Cursos de Formação agregando Disciplinas como:
1) Mediação – ao Curso Básico;
2) Língua espanhola aos policias empregados em área de fronteira – aos Cursos Básicos e Médios;
3) Tecnologia da Informação – aos Cursos de oficiais
4) Gestão do Conhecimento – aos Cursos de oficiais
5) Tecnologia de Gestão - aos Cursos de oficiais
6) Gestão Tecnológica - aos Cursos de oficiais
d. Criar um centro de sistematização da produção científica corporativa
e. Criar o Programa de Qualidade da Corporação , estabelecendo a devida certificação interna e em seguida a externa. Em decorrência disto, premiar as iniciativas de gestão independente do grau hierárquico.
f. Criar o Prêmio Anual de Inovação buscando reconhecer as iniciativas relacionadas à prevenção e repressão imediata que concretizem-se como projeto ou programa regular, ou seja, tenham apresentado resultado.
g. Criação de Especializações Estratégicas através da inclusão de profissionais das áreas da Engenharia de Produção e Ciências da Informação.
h. Estabelecer estudos de impacto relacionado ao custo benefício nas seguintes áreas:
-Pessoal – contratação de funcionários civis para trabalhos administrativos ( O custo de formação é menor do que de um policial ).
-Processos de policiamento – relacionado ao policiamento montado.
- Ciclo completo de polícia –
(1) SLACK, Nigel et al. Administração da Produção. São Paulo Atlas.2007
SINK e TUTTLE. Planejamento e Medição para a Performance.Rio de janeiro. QualityMark.1993.
Nenhum comentário:
Postar um comentário