terça-feira, 2 de agosto de 2011

POLÍCIA E TEATRO: DO BRICOLEUR À MEDIAÇÃO EFICAZ

      Pensamos em ir além, explorar a potencialidade de profissionais e criar opções de prevenção. Então chegamos ao teatro. Extrema ousadia, perspicácia na percepção do momento.
Teatro permite a mediação de referência, linguistica, institucional, contextual e pessoal ( A escola no Teatro , de Taís Ferreira. Editora Mediação). É ferramenta de reflexão levado à comunidade e o é, também, para reavaliar procedimentos do grupo de profissionais da Organização.

Há infinitas conexões entre quem realiza e quem assiste, assim, nos aproximamos e perguntamos: O que há por trás da cortina? Da nossa cortina!

Com o teatro, policiais atores superam a invisibilidade da farda, sentem-se partícipes da transformação. Policial-ator-docente, um Bricouleur. Na teoria de Levi-Staruss, bricouleur é um artesão, que na limitação de materiais, cria, reagrupa e constrói. Na verdade produz uma nova estratégia. Na ação não há necessariamente uma lineridade, há o aproveitamento de oportunidades para efetivar um objetivo. A bricolagem diz do espaço cultural da Organização. Está alinhada com a inovação, com a transformação, dentro dos restritos recursos disponíveis. Fazer polícia também é bricolar. É buscar articulação, com talento, superando as limitações e agregando conhecimentos. Eu bricolo, tu bricolas....... Eu crio, tu inovas, nós transformamos.

Sérgio Flores de Campos Tenente Coronel-Brigada Militar - RS
Projeto Brigada em Cena

http://brigadaemcena.blogspot.com/
http://fronteirasetransformacoes.blogspot.com/
Artigos vinculados-
http://www2.forumseguranca.org.br/content/ser-pol%C3%ADcia-n%C3%A3o-%C3%A9-f%C3%A1cil
http://www2.forumseguranca.org.br/content/gest%C3%A3o-de-criatividade-e-inova%C3%A7%C3%A3o-uma-ferramenta-em-seguran%C3%A7-p%C3%BAblica

Nenhum comentário:

Postar um comentário