segunda-feira, 5 de setembro de 2011

AÇÃO DE COMANDO É DIFERENTE DE AÇÃO DE COOPERAÇÃO





A experiência de controle do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro em 2010, demonstrou um conceito a ser definitivamente incorporado em ação de segurança pública : as ações de cooperação.

Reunir de forma contínua distintas áreas e órgãos de governo é um avanço que, principalmente, em seguraça pública cria um marco emblemático : as ações de comando, utilizadas até então, dividem responsabilidade, ações de cooperação associam competências.

Além do mais, estas definições possuem estreita relação com os conceitos relacionados às políticas públicas. Portanto, lembremos que a importância de diferenciar-se Política de Segurança de Política Pública de Segurança  Política pública de segurança tem a ver com  decisões e de medidas tomadas pelo nivel político legítimo de forma a mobilizar as instituições de segurança e de outros parceiros públicos e privados, para um fim comum: respostas ao fenômeno da insegurança. De maneira mais restrita entede-se políticas de segurança pública como a atuação policial em ‘strictu sensu’.



Nenhum comentário:

Postar um comentário