segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

MONITORAMENTO DE VIATURAS POR GPS NA FRONTEIRA


                   O 4º Batalhão de Polícia de Área de Fronteira da Brigada Militar (RS) opera em 20 municípios da fronteira com a Argentina. Sua frota está operando monitorada com GPS a partir de tecnologia desenvolvida pela empresa GPSSAT da cidade de Lajeado (RS). Os recursos para a implantação do sistema foram destinados pelo Poder Judiciário das Comarcas que compreendem a área de atuação do Batalhão. Este sistema permite o acompanhamento em tempo real de todas as viaturas da região em qualquer computador que esteja conectado a internet. As informações apesentam a posição, velocidade e a quanto tempo o veículo está parado, mantendo uma memória para auditorias. O Batalhão pretende alcançar uma economia de 30% de combustível, redução de acidentes e ampliar a área de abrangência do patrulhamento.
A fase seguinte, para aperfeiçoamento do sistema, é a implantação de tablet para auxiliar os policiais militares no monitoramento da ocorrência efetuado a filmagem do atendimento, bem como facilitar a comunicação entre viaturas e sala de operações sem a necessidade de rádio vhs. Em áreas isoladas de difícil comunicação a ligação via satélite garante maior segurança às guarnições.

http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/rbs-noticias/videos/v/viaturas-da-brigada-militar-da-regiao-de-santa-rosa-sao-monitoradas-por-gps/1830170/

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

GESTÃO DO SERVIÇO POLICIAL EM ÁREA DE FRONTEIRA



              Os avanços em segurança pública no Brasil passam pela melhoria da Gestão do Serviço Público. Assim, o primeiro passo é trazer a ciência da gestão para o trabalho policial. Considerando-se, então, que a polícia é prestadora de serviço, a identificação do processo produtivo e as características do serviço são fundamentais para qualidade e efetividade das ações. Propõe-se, nesta linha, que a medida de desempenho seja um foco primordial da gestão sob os seguintes parâmetros: qualidade, eficiência, inovação, eficácia, qualidade de vida do policial e orçamentalidade.



sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

VIGILÂNCIA DE FRONTEIRAS 2012

                                        Brasília, de 13 a 14 de março de 2012

Como evitar os crimes transnacionais de contrabando e descaminho de drogas, armas e outros produtos ilegais a fim de garantir a segurança nacional

                                                                       Temas 

  • Livro Branco de Defesa Nacional e suas recomendações para vigilância das fronteiras brasileiras
  • Visão do Legislativo e do Executivo sobre os projetos de defesa e vigilância de fronteiras
  • Acordos bilaterais entre países sul-americanos para combate aos crimes transnacionais
  • Integração entre forças militares e de segurança nas fronteiras
  • Ações de proteção e defesa aos recursos naturais brasileiros nas fronteiras marítimas
  • Base Industrial de Defesa necessária para suprir as demandas na faixa de fronteiras
  • Viabilidade do uso de VANT na vigilância de fronteiras

http://www.vigilanciadefronteiras.com/Event.aspx?id=634078