quarta-feira, 5 de outubro de 2011

PRODUCTION ENGINEERING AND PUBLIC POLITIC MANAGEMENT OF SECURITY




The social transforming demand changes in the models of public administration affecting too, the public politic management of security. This requirement finds in Production Engineering elements capable to support to this reality. The present work, based on the bibliography research, brings to the reflection the incorporation of the Production Engineering to the Public Administration, specifically at the administration of the service of the police.  Because of the large area of applicability  was chosen to direct the study to quality management with the creation of parameters for measuring performance in the public service provision.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

DOS MITOS E DA DECADÊNCIA DE UMA INSTITUIÇÃO POLICIAL






            Um termômetro interessante para medir a fase descendente de uma polícia é analisar a sua dificuldade:  
[...] de reavaliar sua fronteira com o ambiente, o que implica em mudar valores, crenças e estratégias; aceitar e reconhecer novas informações, dados e experiências, tanto do público interno quanto externo, que poderiam fornecer os subsídios para a mudança. Ziemer (1996, p.25)

             A adaptação a um ambiente complexo  precisa ter como nascedouro a percepção da transição das caracteristicas de organização autocrática, tido como superado, para um modelo sistêmico, apresentado como de possível atendimento às necessidades do ambiente interno e externo  ( ZIEMER, 1996):
 - AUTOCRÁTICA : centralizadora, política, busca relações de poder, carreirismo, baixa auto-estima determinando o isolamento, os fins justificam os meios;
- SISTÊMICA: descentralizada, meritocrática; busca parcerias, democráticas, decorrente da auto-estima e valorização pessoal; promoção é consequência de mérito e reconhecimento coletivo; comportamento autônomo, criativo, sintonizado com a visão estratégica da organização; organização aberta ao ambiente externo; ética: os meios são indissociáveis dos  fins.  
          Nesta concepção, ocorre do enfrentamento dos mitos disfuncionais: que envolvem o distanciamento entre o que se fala e o que se faz; encobrimento de problemas, vinculação de mitos com uma possível perda de identidade, a suposição de que não há soluções, a força de mitos pessoais de profissionais mais antigos.   
           A questão, desta forma, está na iniciativa de transformação na organização policial que pode ocorrer de três formas:
                      - Iniciativa política ( externa );
                      - Iniciativa da própria organização;
                      - Iniciativa conjunta da liderança política e institucional.
           As formas de mudança, que envolvem os mitos da organização, são classificadas em:
                      Analítica – utilização de um modelo já testado, realizado de forma unilateral;
                      Participativo –utiliza a investigação empírica e no consenso de grupo;
                      Imperativo – mudança pela ação da liderança com base na autoridade;
                        Emergente- advém da criação ou aceitação de uma nova idéia originária de um líder  ou um grupo.
                   Então, a pergunta é:  qual o momento para adoção de um novo modelo de gestão e a revisão de processos?

ZIEMER, Roberto. Mitos Organizacionais. São Paulo: Atlas, 1996.