terça-feira, 23 de agosto de 2011

GESTÃO DE POLÍCIA

Tão importante quanto a qualidade de gestão é um orçamento estabelecido, o administrador de polícia deve ter a sua disposição qual a expectativa de recursos para seu trabalho. Hoje somos gestores sem orçamento.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

GESTORES PÚBLICOS DESCARTÁVEIS

Alvin Toffler conseguiu apresentar elementos significativos sobre as tendências tecnológicas mundiais. Refere-se às mudanças aceleradas e a descartabilidade. As ondas de conhecimento também produzem mudanças que afetam os profissionais. A lição que devemos ter presente, portanto, refere-se à sua previsão de 1970 em que dizia que  * Os analfabetos do século 21 não serão aqueles que não conseguem ler  e escrever, mas sim aqueles que não conseguem aprender, desaprender e reaprender* . Ao Gestor Público cabe a contínua fuga da zona de conforto para se readequar aos anseios sociais, ou se tornará descartável  pela incapacidade de reaprender, exigência natural da nossa realidade.

Toffler, Alvin. Choque do Futuro. Ed Artenova. 1972

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Divulgação - Manual de Policiamento Comunitáro - NEV - USP

capa208.jpg
   Está disponivel no site do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo o Manual de Policiamento Comunitário.


Resumo ( contido no Site )


O policiamento comunitário, hoje em dia, encontra-se amplamente disseminado nos países economicamente mais desenvolvidos. Sem dúvida isso é uma conquista desses países, pois essa é a forma de policiamento que mais se aproxima das aspirações da população: ter uma polícia que trabalhe próxima da comunidade e na qual ela possa crer e confiar.
Acreditar e confiar na polícia são considerados elementos essenciais para que a polícia possa ter legitimidade para aplicar as leis, isto é, para a polícia ser percebida pela população como tendo um direito legítimo de restringir comportamentos, retirar a liberdade de cidadãos e, em casos extremos, até mesmo a vida.
Sem a colaboração do público, a polícia não pode melhorar seu desempenho e essa colaboração exige confiança. A experiência tem demonstrado que o policiamento comunitário é um caminho seguro para se reconstruir a confiança e credibilidade do público na polícia.
Este manual tem como objetivo mostrar os passos básicos para se realizar o policiamento comunitário. Através do relato de três experiências realizadas em diferentes Estados brasileiros será demonstrado como a população e a polícia podem trabalhar juntas.

http://www.nevusp.org/portugues/index.php?option=com_content&task=view&id=2209&Itemid=96

terça-feira, 2 de agosto de 2011

POLÍCIA E TEATRO: DO BRICOLEUR À MEDIAÇÃO EFICAZ

      Pensamos em ir além, explorar a potencialidade de profissionais e criar opções de prevenção. Então chegamos ao teatro. Extrema ousadia, perspicácia na percepção do momento.
Teatro permite a mediação de referência, linguistica, institucional, contextual e pessoal ( A escola no Teatro , de Taís Ferreira. Editora Mediação). É ferramenta de reflexão levado à comunidade e o é, também, para reavaliar procedimentos do grupo de profissionais da Organização.

Há infinitas conexões entre quem realiza e quem assiste, assim, nos aproximamos e perguntamos: O que há por trás da cortina? Da nossa cortina!

Com o teatro, policiais atores superam a invisibilidade da farda, sentem-se partícipes da transformação. Policial-ator-docente, um Bricouleur. Na teoria de Levi-Staruss, bricouleur é um artesão, que na limitação de materiais, cria, reagrupa e constrói. Na verdade produz uma nova estratégia. Na ação não há necessariamente uma lineridade, há o aproveitamento de oportunidades para efetivar um objetivo. A bricolagem diz do espaço cultural da Organização. Está alinhada com a inovação, com a transformação, dentro dos restritos recursos disponíveis. Fazer polícia também é bricolar. É buscar articulação, com talento, superando as limitações e agregando conhecimentos. Eu bricolo, tu bricolas....... Eu crio, tu inovas, nós transformamos.

Sérgio Flores de Campos Tenente Coronel-Brigada Militar - RS
Projeto Brigada em Cena

http://brigadaemcena.blogspot.com/
http://fronteirasetransformacoes.blogspot.com/
Artigos vinculados-
http://www2.forumseguranca.org.br/content/ser-pol%C3%ADcia-n%C3%A3o-%C3%A9-f%C3%A1cil
http://www2.forumseguranca.org.br/content/gest%C3%A3o-de-criatividade-e-inova%C3%A7%C3%A3o-uma-ferramenta-em-seguran%C3%A7-p%C3%BAblica

Daniel foi preso por falar alemão

Recuperei um livro de registro de ocorrências da Brigada Militar ( Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Sul) datado de 1938. Nele constava a prisão do agricultor Daniel S. por falar o idioma alemão (preservo o sobrenome), destaco que o cidadão preso era de origem russa. Utilizo este parâmetro histórico pensando naquilo venhamos a planejar perante a ordem pública e, consequentemente, as políticas públicas de segurança para atender a sociedade atual.

Assim, trago esta reflexão diante expectativa criada pelo foco em Gestão dado por Governos e instituições no Brasil. Analiso-o, despretensiosamente por não o conhecer em profundidade, restringindo-me à gestão interna. Esta proposta traz uma lógica diferenciada para  atuação profissional em uma sociedade caracterizada pela conectividade, redes e antagonismos. Parte da eficiência e chega à efetividade (o impacto da ação pública). Pressupõe como base a superação de fronteiras pessoais e institucionais, como ilustra Edgar Morin ao tratar da inteligência cega, quando não se potencializam as competências e qualidades, ou ainda, a ética mecânica do burocrata, exposta por Zygmunt Bauman: “Isto não é comigo!”.

Os novos modelos de gestão são um produto da participação mais vigorosa da sociedade nas decisões políticas, cristalizado pelo Relatório sobre a Governança Global da ONU. Além do mais, a modernização da administração pública tem estreita ligação com sua própria legitimidade, conforme encontramos no livro A Questão do Estado no Coração do Futuro (Calame e Talmant) onde nos é lembrado que os dinossauros pereceram por não se adaptarem às mudanças do mundo.

A gestão da Segurança Pública deverá ter suporte em estratégias que estabeleçam propostas de vanguarda, alianças e excelência de gestão, incorporadas pela cultura profissional. Ou seja, tanto na repressão ou prevenção a administração terá de agregar conceitos como inovação, accountability, gestão da qualidade e do conhecimento, análise de processos, qualidade de vida dos funcionários, em suma, uma gestão calcada, “pasmem”, em áreas como a Engenharia de Produção. Porém, isto somente terá efetividade através de uma mudança da cultura de gestão percutida pelo compromisso direto dos comandos e chefias.

Então, respeitando os pseudos céticos, modernizar é preciso, seja acolhendo uma nova proposta ou apresentando alternativas com um suporte de conhecimento ao nível da complexidade social, caso contrário vamos continuar a prender “Daniéis”. Contudo, se não for ele o preso, desejo erfolg (sucesso) às novas ações públicas.


SÉRGIO FLORES DE CAMPOS
http://www2.forumseguranca.org.br/content/daniel-foi-preso-por-falar-alem%C3%A3o